Dieta bovina: características importantes no Farelo de Soja

Cultura originária do leste asiático, a soja é um elemento que se destaca no setor econômico, sendo o Brasil o maior exportador de farelo de soja do mundo, ocupando o segundo lugar no ranking de produção e processamento mundial de soja com 27% da produção global , ficando atrás dos Estados Unidos com 35%. Os grãos desse elemento quando sofrem uma trituração, permite obter o farelo de soja,  bastante utilizado na alimentação animal.

Ótima fonte proteica 

O farelo é uma excelente opção como forma de suplementação alimentar em casos de déficit protéico na dieta bovina. O farelo de soja é caracterizado por possuir um alto teor de proteína (45% de PB), podendo estabelecer em sua composição 46% proteína bruta, 80% de proteína solúvel, 6% fibra e 2,5% de óleo. Além de enriquecer o sistema energético do animal, garante corrigir a formulação das rações e melhorar o desempenho nutricional bovino.    

Qualidade no processamento 

Para que o farelo possua componentes benéficos no organismo do animal, é necessário realizar um bom processamento térmico atingindo o ponto crítico da matéria-prima.  O tratamento térmico consiste em uma alta taxa de calor exercida sobre a soja, alterando os inibidores de proteínas em conjunto com outras condições antinutricionais termolábeis.   

O aquecimento da matéria é importante para: 

Evaporação do hexano - Composto que auxilia na extração do óleo

Aumento do valor nutricional - O amido resultará na gelatinização, dividindo frações de amilose e amilopectinas que se encontram presentes nos carboidratos, deixando disponíveis para ação enzimática endógena. 

Avaliação da atividade ureática

O teste ureático é eficiente para sinalizar a desnaturação das condições antinutricionais. Esse método se baseia no princípio de que a enzima urease, presente na soja, seja desnaturada com exata intensidade que os inibidores de tripsina.

Enriquecimento alimentício 

Como mencionado em um tópico acima, o farelo de soja é frequentemente utilizado na suplementação, complementando a base alimentar do rebanho bovino. Dessa forma, com esse enriquecimento na alimentação, o animal ganha mais disposição no seu sistema e cumprirá com as necessidades de produção e até mesmo de reprodução. 

Para manter a saúde e potencializar a dieta do seu rebanho bovino de corte é preciso usar produtos de qualidade. Em nosso Marketplace, você encontra os melhores farelos disponíveis do mercado. Uma plataforma 100% segura  e moderna, acesse o link e saiba mais!

com ❤ por