Drones agrícolas: benefícios da pulverização de precisão

De acordo com estudos recentes feitos por cientistas da Embrapa Soja, destaca-se o excelente desempenho de drones agrícolas que realizam operações de pulverização no controle de pragas na cultura da soja. Os testes para aplicação de produtos químicos nas lavouras foram iniciados no ano de 2020 e foi comparado com os métodos tradicionais como tratores e borrifadores costais. 

A pesquisa aponta que a utilização dos drones para pulverização em plantações como soja, permite atingir partes da planta que geralmente não são alcançadas por tratores ou por outros métodos habituais. Para ter uma noção dimensional dos estudos, foram feitos testes de pulverização com drones a partir de um volume de calda entre cinco e dez litros por hectare(L/ha) e o resultado de eficiência foi maior do que a aplicação costal, feita com volume de calda de 75 L/ha. 

Drones de pulverização

Com o desenvolvimento constante da tecnologia, as formas de realizar operações agrícolas vêm sendo atualizadas no campo. Os drones de pulverização são as novas ferramentas que auxiliam o produtor na lavoura. Além de ser um método inovador e seguro, garante na aplicação uma economia de até 50% nas lavouras.

Impactando o agronegócio

Os drones vieram para ficar, evoluindo os métodos tradicionais. A nova ferramenta possibilita uma agricultura de precisão, resultando em diversos benefícios tanto para a lavoura quanto para o produtor rural. 

Benefícios:

  • Não danifica a cultura.
  • Economia de água.
  • Aplicação rápida e flexível.
  • Menor custo.
  • Qualidade e precisão.
  • Diminui 10% de gastos em combustível na propriedade.
  • Aplicação via aérea, não depende das condições do solo para realizar as operações na lavoura.
  • Redução em gastos de água de até 30% e de utilização de herbicidas em até 90%.

Sustentabilidade no campo

Como mencionado acima, a tecnologia proporciona diversas vantagens no agronegócio, e é importante ressaltar que com métodos inovadores é possível gerar  uma agricultura mais sustentável. Os drones possuem a  capacidade de  diminuir os impactos ambientais, por meio deles são capazes de analisar com facilidade a saúde da planta, realizar o monitoramento da lavoura, mapear regiões e realizar um fácil manejo seja para irrigação ou aplicação de herbicidas. Tudo isso em curto espaço de tempo e sem prejudicar o meio ambiente. 

A utilização de drones agrícolas já é realidade, tanto que a estimativa do uso dessa tecnologia aumentará nos próximos anos. Em nosso marketplace já está disponível serviço de pulverização por meio dessa tecnologia aérea. Para mais informações acesse a nossa plataforma!

com ❤ por