Fertilizantes: conheça sua importância para a agroindústria

Existem diversos fatores que podem potencializar a produtividade da cultura, dentre eles destaca-se os fertilizantes. Esse rico elemento pode ser dividido em dois conjuntos: minerais ou orgânicos. Além de melhorar o desempenho da planta, esse composto fornece nutrientes ao solo que resultam na produção de folhas, sementes e frutos.

Neste artigo iremos abordar sobre a importância dos fertilizantes, os tipos e benefícios que esse composto trás para o campo. Boa leitura! 

Fertilizante e sua definição

Os fertilizantes são conhecidos como o alimento da terra, responsáveis por aumentar os nutrientes presentes no solo dobrando sua produtividade. O composto pode ser definido natural ou sintético, desenvolvido por fabricantes especializados em elementos químicos agrícolas. 

Benefícios para a lavoura

1- Produção de alimentos com alta qualidade;

2- Promovem o desenvolvimento positivo nas propriedades físicas do solo;

3- Aumento expressivo da produtividade, que resulta na maior rentabilidade e lucratividade do produto;

4- Auxilia na redução do impacto ambiental. 

5- Reduz gastos com insumos para o controle de pragas e doenças.

Tipos de fertilizantes

Os fertilizantes são separados em dois grupos distintos, inorgânicos e orgânicos, sendo que ambos podem ter propriedades naturais ou sintéticas. Sendo inorgânicos, os elementos provenientes de origem mineral, produzidos em indústrias químicas com total desenvolvimento tecnológico para serem utilizados na agricultura, fornecendo o melhor desempenho ao produtor. Esses compostos podem ser classificados como nitrogenados, potássicos, fosfatados, calcários e mistos. 

Diferença entre o fertilizante mineral e orgânico

Já conhecemos os tipos e benefícios que os fertilizantes podem trazer para a cultura. Sabemos que existem fertilizantes industriais fabricados para exercer a mesma função de um composto orgânico. Mas será que existe uma diferença entre esses dois elementos? A resposta é sim! Os fertilizantes minerais são produtos de origem natural mineral, fornecidos por meio de fontes de potássio e fosfato, também podem ser produzidos por indústrias químicas por meio de processo químico ou físico-químico. Já os fertilizantes orgânicos são produtos de origem de natureza, ou seja, são compostos produzidos por meio natural através de processos físico, químicos, bioquímicos, vegetal ou animal.  

Para encontrar os melhores fertilizantes disponíveis no mercado, você pode contar com a JPA Agro! Em nosso marketplace possui diversas variedades e tipos de fertilizantes para determinada função. Além disso, você pode consultar nosso time de suporte para te auxiliar na comprar. Acesse nosso portal e garanta seu fertilizante!

 

com ❤ por