Processamento de soja bate recorde no 1°Bimestre e aumenta o número de exportação

O processamento de soja alavancou no primeiro bimestre. De acordo com as estatísticas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), foram processadas cerca de 5,6 milhões de toneladas de soja. Um aumento de 18% a mais em comparação com o mesmo pedido de 2021.

Alavancagem das exportações de Soja

Foram registrados também um aumento nas exportações. Segundo os dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secrex), a soja demonstrou um aumento de janeiro a março deste ano. Os registros mostram uma alta de 36% para a soja em grãos com 21 milhões de toneladas exportadas e 42% para o farelo de soja com cerca de 4,5 milhões de toneladas exportadas.

Em uma entrevista com a CNN Brasil, o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan, comentou sobre os fatores que incentivaram o crescimento desse insumo. De acordo com Furlan, as exportações de soja, farelo e óleo cresceram em razão do aumento das aquisições dos países da Ásia. No caso da soja em grão, o maior crescimento veio das compras da China. No caso do farelo, os países do sudeste asiático tiveram um forte crescimento e superaram as compras oriundas da União Europeia.

Projeção da soja em abril 

Em abril de 2022, conforme a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), as exportações de soja em grãos estabilizou na casa dos 12,097 milhões de toneladas, enquanto o farelo de soja teve  um aumento de 1,930 milhões de toneladas em comparação com o mesmo mês do ano passado que totalizou 1,576 milhões de toneladas.

No Marketplace JPA agro você encontra excelentes oportunidades de negócios em relação à soja. Nossa plataforma oferece os melhores subprodutos de soja disponíveis no mercado. Acesse nosso site e confira!

com ❤ por