O agricultor brasileiro enfrenta inúmeros riscos durante todo o ano, seja pela incidência de pragas, doenças ou pela instabilidade do clima. Diante desse cenário, o seguro agrícola é uma importante ferramenta, que busca proteger a lavoura contra eventuais prejuízos. Esse tipo de seguro cobre os riscos de perda parcial ou total da lavoura, decorrentes de fatores como chuva, seca, geada e pragas. Além disso, pode garantir ao produto uma renda de emergência em caso de perda da produção total. No Brasil, o seguro agrícola é regulamentado pela Lei nº 12 que estabelece as normas para a contratação de seguro agrícola no país e define os direitos e obrigações das partes envolvidas.
Neste artigo, vamos abordar sobre:
- O que é o seguro agrícola
- Importância para lavoura
- Quais os tipos existentes no mercado
O que é o seguro agrícola
Seguro agrícola é um serviço que cobre os prejuízos causados por eventos adversos, como seca, geada, enchentes, entre outros. O seguro oferece cobertura para todos os produtos de uma propriedade, além disso, o seguro possui diversas categorias que podem ser usadas para cada situação. No entanto, vai depender do tamanho da fazenda e do tipo de plantação.
Tipo de Seguro
Existem vários tipos de seguro agrícola, cada um adequado a uma determinada situação. Veja abaixo os principais tipos de seguro agrícola:
- Seguro de colheita: garante ao agricultor uma renda fixa em caso de perda da colheita.
- Seguro de produção: garante ao agricultor uma renda fixa em caso de perda da produção.
- Seguro de perda total: garante ao agricultor uma renda fixa em caso de perda total da produção.
- Seguro de perda parcial: garante ao agricultor uma renda fixa em caso de perda parcial da produção.
- Seguro de vida: garante para a família uma renda em caso de falência do produtor.
Ao contratar um seguro agrícola, o produtor está garantindo a segurança de seu negócio. Em nossa loja você garante a segurança para a sua propriedade e lavoura, confira acessando esse link o melhor seguro agrícola disponível no mercado!