Sementes para pastagem e a sua qualidade na alimentação bovina

A produção de sementes para pastagem é fundamental para manter a qualidade na alimentação bovina. Além de ser uma excelente fonte de nutrientes para a saúde do animal, a pastagem bem cuidada pode desenvolver o melhoramento de produtividade. Dessa forma, é necessário que o produtor conheça bem quais os tipos de sementes de pastagem são qualificadas para serem utilizadas na propriedade. De acordo com a orientação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o pecuarista precisa estar ciente em relação ao Valor Cultural (VC) que apresenta a porcentagem de germinação e pureza do lote de sementes.

Nesse artigo iremos abordar sobre os tipos mais conhecidos de sementes e a sua qualidade na alimentação bovina. Boa leitura! 

O conceito de qualidade da semente de pastagem 

Em termos de qualidade e excelência no setor agropecuário, o Brasil lidera o ranking mundial de maior exportador e produtor de carne bovina. Por essa razão, conquistamos também o pódio de maior produtor de sementes de forragem do mundo. Segundo os dados emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o território brasileiro possui mais de 100 milhões de hectares, sendo que 63% possuem pastagens em boas condições.

Tipos de sementes

A qualidade da semente de pastagem é importante para garantir a produção de um pasto com alto Valor Cultural. A semente deve ser de espécie adequada à região onde será plantada, e precisa apresentar boa germinação e vigor. 

Brachiaria brizantha: apresenta bom desenvolvimento em solos ácidos. 
Brachiaria dictyoneura: excelente tolerância em solos ácidos e em períodos de secas. 
Brachiaria cv. Ruziensis: alta capacidade de germinação de sementes em sobressemeadura.
Capim Mombaça (Panicum maximum): suporta o ataque de insetos, como cigarrinhas. Tolerância boa ao sombreamento
Brachiaria mutica: valor médio nutricional e tolerância mediana a solos ácidos. 

Benefícios para nutrição animal

A semente de pastagem é perfeita para enriquecer a pastagem que contribui na dieta bovina. Como mencionado acima, além da qualidade e melhoramento da produtividade do animal, as sementes de pastagem garantem uma boa economia e um excelente custo benefício de retorno.

-Aumento do desempenho 
-Melhor produtividade 
-Excelente opção para a dieta bovina
-Boa taxa de valor nutricional 

Em nosso Marketplace você encontra sementes de qualidade e com excelência em desenvolvimento de pastagem! Acesse nosso site e realize seu orçamento.

com ❤ por