Tecnologia no Campo e o aumento da produtividade

Com a constante evolução tecnológica, o mercado do agronegócio recebe novas soluções digitais todos os dias, facilitando a vida do produtor no campo, trazendo mais agilidade e eficiência para a produção. Com a tecnologia é possível realizar os serviços no campo economizando gastos, evitando desperdícios e aumentando a produtividade.  

Neste post abordaremos sobre Importância da tecnologia no campo, os benefícios e mecanização implementada no agro. 

Importância da Tecnologia no campo

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de 277,1 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosos em 2022 deverá ser 9,4% superior à de 2021, com 23,9 milhões de toneladas a mais. Podemos perceber que a implantação da tecnologia no campo auxiliou muito o empreendedor rural que utiliza as novas soluções digitais como complemento, aplicando em conjunto com as técnicas agrícolas. A partir disso é possível ter uma série de benefícios para a produção agrícola como ter um melhor monitoramento do clima, controlar e administrar a qualidade da safra, aumentar a capacidade de desenvolver planejamento mais estratégico, simular possíveis emergências e acompanhar ações do campo em tempo real, incluindo tudo através do celular.

Mecanização em campo 

O número de ferramentas mecanizadas dobrou nos últimos anos. Para se ter uma ideia a quantidade de tratores com tecnologia de última geração passaram de 820.718 para 1.229.907. Esse aumento se repetiu em vários outros equipamentos agrícolas utilizados no campo, sendo boa parte substituindo ou facilitando o trabalho manual. A seguir, conheça algumas ferramentas já utilizadas por empreendedores rurais.  

  •  Drones: 

Esse equipamento veio para ajudar a vida do agricultor. Uma ferramenta de pequeno porte que sobrevoa a plantação captando imagens e gerando dados informativos sobre a produção, além disso é possível ter um melhor controle de irrigação. A pulverização por drone também já é uma realidade e vem reduzindo custos e economizando tempo para os produtores.

  • Robótica: 

A robótica na agricultura está cada vez mais presente no campo, a utilização de robôs permite obter resultados de precisão que aumentam o rendimento operacional.

  • GPS Agrícola:

Essa tecnologia facilita o trabalho do agricultor permitindo mais agilidade e eficiência nos processos de produção.  

Apesar dos rápidos avanços tecnológicos no campo, não significa a substituição do profissional rural. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Correio Braziliense, ocorreu um aumento expressivo na contratação de mão de obra terceirizada. Ou seja, mesmo com a tecnologia avançando consideravelmente,  ainda sim é preciso de profissionais qualificados para trabalhar em conjunto com as novas soluções tecnológicas. 

No marketplace JPA Agro, empresa referência nacional em agronegócio, é possível encontrar equipamentos, produtos e serviços que utilizam tecnologia de ponto. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco agora mesmo!

com ❤ por